quarta-feira, 12 de outubro de 2011

primeiro check list

Bom, agora que conhecem minha história, mãos á obra. Para qualquer evento sair perfeito, sem você se esquecer de nenhum detalhe, na minha opinião, o primeiro passo é montar um check list, com todos os itens do evento, para que á medida que você for resolvendo, ir marcando lá. Quando eu comecei a pensar no meu casamento, foi isso que eu fiz. Dá até para fazer uma planilha no seu computador e ir acompanhando.
1- DEFINIR A DATA E O LUGAR DO CASAMENTO: O primeiro passo é escolher uma data que seja especial para vocês e depois correr atrás do lugar onde vocês pretendem fazer a cerimônia e se tiver, a recepção( igreja ou templo, salão, sítio, casa, buffet, etc). O certo é definir tudo isso mais ou menos um ano antes da data que você escolheu, existem lugares e igrejas que são muito concorridos. É melhor não correr o risco.Quando for reservar a igreja, já fiquem por dentro de toda a documentação que será necessária e o prazo para entregar tudo, isso é muito importante.
Essa foi a  igreja que o Gui disse que ia se casar comigo e que acabou casando mesmo. Chama-se basílica Menor de Nossa senhora do Carmo em Borda da Mata.

2- DEFINIR O CASAMENTO CIVIL: Aqui, você vai resolver sobre o cartório. Você precisa saber se quer fazer uma cerimônia no cartório, ou se vai fazer o casamento civil junto com o religioso. Você precisa saber sobre toda a documentação, prazo de entrega de documentos e data do casamento. Sem o casamento civil, você não consegue fazer o religioso. Então é muito importante essa etapa. Existem cartórios que demoram até 3 meses para que o processo todo esteja pronto, fiquem atentos.
3- DEFINIR UMA ASSESSORIA DE CASAMENTO: Aqui você precisa definir se vai encarar toda a organização sozinha ou se vai contratar alguém para te ajudar nos preparativos. Existem pessoas especializadas em casamento e que dão essa assessoria. Eu organizei tudo sozinha, pois queria que tudo fosse feito por mim. Confesso que dá trabalho, mas não é nada impossível, mas se você está com o orçamento tranquilo, é interessante, pois vai aliviar um pouco a sua preocupação.
4- DEFINIR QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTA A GASTAR COM O SEU CASAMENTO: Pessoal, esse item é muito importante, pois evita que você se aborreça depois do casamento, com dividas inesperadas.É legal fazer tudo de acordo com o seu orçamento. Assim você poderá definir o tipo da cerimonia( se vai ser uma coisa mais simples ou mais sofisticada), vai poder definir o número de convidados, o tipo da decoração, o lugar, o buffet, etc. O chique é você poder fazer tudo que sempre sonhou, sem ficar endividada depois. Por isso a importância de começar a planejar pelo menos um ano antes, para que você tenha tempo de fazer aquela poupancinha e arrasar no seu grande dia. Lembrando que á vista você sempre consegue descontos bem legais.
5- ESCOLHA DO BUFFET: Se você pretende oferecer alguma recepção para seus convidados após a cerimônia, é importante definir o buffet com muita antecedência, para que você tenha tempo de procurar e escolher aquele que te ofereça tudo que você quer com o preço que você pode pagar. Não é uma escolha fácil, pela gama de opções, também não adianta você procurar 10 empresas que você vai ficar muito confusa. O ideal é você procurar e ficar entre uns 4 no máximo para resolver. É legal conhecer o espaço que eles oferecem, degustar a comida que é servida e ficar por dentro de toda a programação deles, para que no dia você não seja surpreendida.
6- DEFINIR A DECORAÇÃO: É importante definir que vai fazer a sua decoração, pois as empresas de decoração também são muito concorridas. Definido quem vai decorar, o tipo da decoração pode ficar para escolher depois.
7- DEFINIR O FOTÓGRAFO: Geralmente é outro item muito concorrido. Não deixe para última hora a escolha do fotógrafo.
Bom, para um ano antes do casamento já está bom né? Viu como não é fácil? Mas quando estes itens estiverem definidos, o resto pode ser feito com bastante calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário